Sefaz fora do ar: Chuvas no Rio Grande do Sul afetam emissão de notas fiscais em todo o país

Nos últimos dias, a página do Sintegra tem enfrentado instabilidade, o que tem dificultado a emissão de notas fiscais em diversos estados. Essa dificuldade não se limita apenas à emissão de notas, mas também afeta outras atividades realizadas por meio das plataformas da Sefaz (Secretaria da Fazenda) de cada região, devido às enchentes no Rio Grande do Sul. A Sefaz-RS desempenha parte das operação de compra, venda e prestação de serviços em todo o país.

Entenda melhor o cenário: O Sintegra (Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços) está hospedado no Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), localizado no Centro Histórico de Porto Alegre. A Sefaz local presta suporte aos sistemas computacionais utilizados pelas administrações tributárias de várias unidades federativas. No momento, não há um boletim oficial listando todos os estados impactados pelo problema.

Segue abaixo a lista das unidades federativas que utilizam as diversas tecnologias presentes no ambiente fiscal do Rio Grande do Sul (SVRS):

Consulta de cadastro: Acre (AC), Espírito Santo (ES), Rio Grande do Norte (RN), Paraíba (PB) e Santa Catarina (SC).

Demais serviços de NF-e: Acre (AC), Alagoas (AL), Amapá (AP), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Pará (PA), Paraíba (PB), Piauí (PI), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Rondônia (RO), Roraima (RR), Santa Catarina (SC), Sergipe (SE) e Tocantins (TO).

Contingência: Amazonas (AM), Bahia (BA), Goiás (GO), Maranhão (MA), Mato Grosso do Sul (MS), Mato Grosso (MT), Pernambuco (PE) e Paraná (PR).

A Secretaria da Fazenda de Alagoas emitiu um comunicado confirmando a lentidão em diversos processos fiscais e recomendou que os contribuintes emitam o Documento Auxiliar do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) em papel, com a expressão “Contingência” destacada.

Por fim, gostaríamos de expressar nosso apoio ao Rio Grande do Sul, que está enfrentando dificuldades significativas. Convidamos você a contribuir e fazer doações para canais confiáveis que estão fornecendo assistência às vítimas das enchentes.

Não deixe de participar dessa corrente do bem!

Fonte: Tecnoblog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *